Sequência Engenharia

Monitoramento de Vibrações

Realizamos trabalhos de sismografia em diversos empreendimentos mineiros, tanto de minerações a céu aberto como subterrâneas, e em obras civis, como duplicação de rodovias, hidroelétricas, travessia de trincheiras sob linhas de transmissão, entre outros.

Sismografia

A sequência Engenharia realiza monitoramento sismográfico em meio ambiente e construção civil, áreas habitadas, cavidades, ambientes internos e externos.

Além disso, desenvolvemos trabalhos também em obras civis (duplicação de rodovias, hidroelétricas, travessia de trincheiras sob linhas de transmissão, etc.).

A principal preocupação nos estudos sismográficos tem sido a compatibilização da atividade da mineradora e/ou obra civil com o convívio harmonioso com as comunidades que habitam o seu entorno e/ou a preservação das estruturas vizinhas às detonações.

sismógrafo

Para a realização destes estudos, a Sequência utiliza sismógrafos de engenharia dotados de geofones triaxiais e microfone, que nos permitem a determinação da Velocidade de Vibração de Partícula (vibrações no terreno) e Determinação da Pressão Acústica (ondas no ar) de um ponto especificado em relação a uma determinada fonte de vibração por monitoramento sismográfico ou monitoramento sismográfico automatizado e remoto.

Comparando-se os resultados obtidos com os limites presentes na norma ABNT NBR ISO 9653:2018 e em outras normas internacionais (USBM, etc.), os dados coletados são analisados em softwares específicos que permitem elaborar curvas de atenuação das ondas, gerando tabelas que relacionam a carga máxima por espera possível para o desmonte com a distância deste ao local onde possam estar ocorrendo problemas ou reclamações.

Buscando assegurar a satisfação de nossos clientes com produtos e serviços de qualidade através de processos modernos, colaboradores qualificados e a melhoria contínua de nosso sistema de gestão da qualidade, o Laboratório de Sismografia é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE) de acordo com os critérios da ABNT NBR ISO IEC 17025:2017.

Possui também reconhecimento de competência – PRC Nº 382.01 desde 2010 nas áreas de Acústica e Vibração, junto a Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG).

Confira nosso escopo:

Rolar para cima